
Desde muito cedo pinto o meu cabelo. Já fui loira, ruiva e atualmente estou morena.
Nesse post, vou compartilhar com você minha experiência com tinta de cabelo. Sempre é bom deixar claro que não sou dona da verdade, os fatos que vou relatar, são experiência própria. Pinto o meu cabelo a uns 12 anos, então eu tenho uma certa bagagem no que se trata de tinta e tonalizantes.

Agora vamos pensar no caso completamente contrário.
Talvez você possui lindos cabelos loiros, e você quer mudar radicalmente para morena, vermelho ou loiro escuro. Nesse caso é mais fácil, você só precisa entender que, escurecer seu cabelo radicalmente do claro para um tom ou uma cor mais escura, será um caminho difícil mas não impossível de retornar, por isso você precisa pensar se é isso que realmente quer, dar um tchau para suas madeixas claras.
Sempre vou repetir que, se você não tem costume de pintar seu cabelo, ou nunca pintou, antes de qualquer coisa procure a opinião de um profissional.
Quando o cabelo tem a cor muito clara, exemplo, um tom de loiro amarelado, ou loiro cinza claro, castanho claro, e você quer muito pintar com um vermelho, cuidado com o tom do vermelho, se for um tom muito aberto, pense em misturar um tom claro com escuro, para quebrar um pouco da cor, ou pinte com um tom já escuro.
É muito relativo o resultado da coloração, não acredite muito na caixa com a imagem ilustrativa, porque tudo depende da cor e do tom que está o seu cabelo. Se seu cabelo estiver escuro e você pintar de loiro sem clarear antes, sinto em te falar que não vai pegar a cor, vai dar uma mechas claras, porque a tinta vai pegar mas onde seu cabelo está desbotado, e na raíz também, e quando você se expor ao sol, que você vai ver que fez uma grande bobagem.
O mesmo acontece se o efeito for contrário. Se o seu cabelo é loiro dourado, ou qualquer cor clara, pense muito bem antes de pintar de castanho, preto, chocolate ou vermelho, a cor pode ficar mas viva do que você pensava, e sendo um vermelho ou preto azulado, quando se expor ao sol, é que você vai ver a realidade do seu cabelo agora.
Sempre procure a opinião de um profissional, se você não tem conhecimento com tinta de cabelo.
Como mencionei no início do post, já pintei meu cabelo de vários tons de loiro, castanho e vermelho, e é claro que nem sempre acertei. Atualmente, eu mesma pinto o meu cabelo, sendo ele longo, não atrapalha em nada. Consigo pintar, escovar, pranchar perfeitamente sem problema algum.
Separei 10 dicas para você, que está pensando em mudar o visual tingindo seu cabelo pela primeira vez, ou para mudar e sair da rotina, colorindo o cabelo com um tom ou cor diferente.
10 Dicas que você precisa saber, antes de tingir seu cabelo.
- Procure pesquisar se o tom que você quer, ou a cor, realmente combina com você, com seu tom de pele. Se você é uma linda mulata, e deseja ficar loira, escolha um loiro dourado, se puxar para o amarelado, vai ficar da cor da manteiga, e não vai combinar com sua cor de pele. Procure fotos de meninas da mesma cor que a sua, e veja se realmente vai valer a pena pintar da cor que você tanto quer ou, se vai ser perda de tempo.
- Depois que souber a cor que vai pintar o cabelo, por favor, em nome do seu cabelo, CUIDADO COM A MARCA DA TINTA. Pesquise no youtube a opinião de meninas e profissionais, em diferentes sites, ou conhecidos que tem costume de pintar o cabelo. Tome cuidado porque o barato sai caro. O mercado tem uma grande variedade de marcas de tinta para cabelo, então saiba escolher.
- Tinta na mão, e agora? É só pintar o cabelo? Primeira coisa, seu cabelo tem que estar sujo, pelo menos dois dias sem lavar, isso é para proteger seu couro cabeludo. Muito importante, se você vai mudar radicalmente de cor clara para escura, ou ao contrário, e se você tem sensibilidade, faça o teste de mechas. Tenha certeza que vai ficar bom e que não vai prejudicar sua saúde. Como já tem um ano que pinto da mesma cor, não preciso fazer o teste de mechas.
- Somente pinte seu cabelo, se você tiver produtos ou condições financeiras (caso pinte no salão), de fazer uma hidratação ou alguma dessas milhares de escovas que existem. Toda e qualquer tinta resseca e muito o cabelo, tenha absoluta certeza disso. Quanto mais claro o cabelo, mais cuidados (hidratação, manutenção da cor) ele vai precisar. Por isso a importância de buscar uma opinião de um profissional ou de alguém que entenda do assunto.
- Uma dica que acho muito importante é, não misture marcas. Se você for usar mais de uma caixa para tingir seu cabelo, como é no meu caso, procure sempre comprar duas caixas da mesma marca de tinta. Nem todas as marcas tem o mesmo tom, brilho, então tenha cuidado para não se enganarem com propaganda e lábia de vendedor.
- Se por acaso você tem alguma outra química no seu cabelo, como Alisante, Hene, não pinte seu cabelo, é certo que vai quebrar e cair. Espere o efeito do alisante passar, e depois pinte o seu cabelo. Se por acaso você já pintou e nada aconteceu, que bom, porque a história foi diferente no meu caso. Por isso, faça o teste de mechas primeiro. Pra você, que tem hene no cabelo, tenho péssimas notícias para te dar. Nunca pense em tirar o hene com tinta, e jamais pinte por cima do hene. Seu cabelo vai cair e muito. No meu caso, a metade do meu cabelo caiu, resultado, eu precisei cortar meu cabelo menor que corte chanel. A unica coisa que retira qualquer tipo de Hene é tempo e tesoura.
- Tente pintar seu cabelo de dois em dois meses. Se você cobre os fios brancos, retoque somente a raíz de quinze em quinze dias. Faça a manutenção da cor uma vez no mês com tonalizante, e nesse caso eu indico o Keraton, a Henna também é muito boa, o cabelo fica bem brilhoso, mas desbota muito rápido cada vez que molha o cabelo, além de fazer manchas em toalhas, roupas de uso diário e roupas de cama. Por isso novamente menciono o Keraton, já que ele não desbota com facilidade e não causa manchas. A tinta danifica o cabelo, engrossa os fios, e acaba com as pontas. Sempre que puder, use um reparador de pontas. A dica é, pelo menos uma vez na semana, faça uma hidratação com o uso de uma boa máscara capilar. Uma vez na semana está de bom tamanho, tudo demais estraga.
- Não despreze o manual de uso que sempre vem na caixa da tinta. Faça o uso das luvas, coloque uma blusa que possa sujar, pois mancha de tinta em roupa não sai. Limpe seu rosto, orelhas e nuca, logo depois que tingir o cabelo, porque a sujeira é certa quando se trata de tinta, e nesse caso, não é bom para sua pele que você deixe os borrões que naturalmente vai acontecer enquanto você colore seus cabelos, secar na sua pele, depois vai ser muito difícil de tirar, e com certeza marcas da coloração vai permanecer no seu rosto. Respeite o tempo que diz no manual da tinta, geralmente é quarenta minutos, não ultrapasse esse limite com o objetivo de pensar que quanto mais tempo a tinta ficar no seu cabelo, mas vai ficar tingido. Se você já fez isso e nada aconteceu, que bom, eu não indico e jamais me arriscaria, é meu cabelo que está em jogo sujeito a cair.
- Para quem já tem os cabelos tingidos, procure sempre usar shampoo sem sal. O sal desbota e resseca os fios e nem preciso mencionar os danos que o sol, água com cloro e praia fazem aos cabelos. Você não precisa deixar de passear, principalmente no verão, por conta do seu cabelo, não chega pra tanto. Estou dizendo que você precisa saber cuidar dele em todas as situações que se deparar. Para isso, existem cremes de pentear com filtro solar para os seus cabelos, então, em dias de sol, praia e piscina, proteja seus fios do desbotamento da cor e das queimaduras dos fios, a cor de cabelo queimado é muito feia. Abuse da massagem.
- Se por acaso, você pintou o cabelo, e não agradou o resultado, se por acaso depois da coloração, seu cabelo não ficou com uma cor uniforme, e você não quer e nem pretende esperar dois meses para pintar de novo. A dica é esperar pelo menos 15 dias, e nesse período use um tonalizante com banho de brilho para disfarçar a situação, e prepare seu cabelo para outra coloração com hidratação. Não quer dizer, que você não possa pintar e contornar tudo isso no dia seguinte, eu já fiz isso, e nada aconteceu, meu cabelo não caiu, mas, ele quebrou e ressecou de uma tal maneira, que precisei fazer mais de uma reconstrução para recuperar os danos causados aos meus fios.
Não sou nenhuma profissional, não tenho curso de salão, mas tenho minha experiência com coloração de cabelos, e tudo que mencionei e compartilhei com você, foi, além da minha experiência, são dicas que profissionais me ensinaram, e que eu uso mensalmente no meu cabelo.
Espero que tenha gostado das dicas, um grande beijo e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário